top of page
Foto do escritorFrancisco das Chagas Costa

Série A pode terminar com dois clubes da região no G-10 pela primeira vez; confira recordes

Série A pode terminar com dois clubes da região no G-10 pela primeira vez; confira recordes


No Dia do Nordestino, comemorado nesta terça-feira, Fortaleza e Bahia se destacam como representantes de peso da região em 2024. Ambos fazem campanhas históricas na Série A, disputando posições no G-10, e têm chances reais de assegurar vagas na Libertadores. O Fortaleza ocupa atualmente a 3ª posição, com 55 pontos, apenas cinco atrás do líder Botafogo. Já o Bahia está em 7º lugar, a um ponto do G-6, que garante uma vaga na pré-Libertadores.

Times nordestinos
Luciano Juba, do Bahia, e Marinho, do Fortaleza

Caso essas posições se mantenham até o final da competição, será a primeira vez, na era dos pontos corridos, que dois clubes nordestinos encerram a Série A no G-10. Essa conquista inédita refletiria o fortalecimento do futebol da região, que historicamente tem enfrentado desafios para se firmar entre os melhores do Brasil.


Superando as barreiras


"O sucesso de Bahia e Fortaleza mostra que o futebol nordestino está rompendo barreiras e desafiando o sistema. Isso é fruto de muito trabalho e dedicação", afirmou Yago Felipe, volante do Bahia, em um momento de orgulho para a região.


Os resultados são raros. Em 21 edições de pontos corridos, apenas sete vezes um clube nordestino terminou no G-10. Entre os destaques estão o Vitória (10º em 2008 e 5º em 2013), o Sport (6º em 2015), e o próprio Fortaleza, que conseguiu quatro presenças, sendo a melhor em 2021, quando terminou em 4º lugar.


A força crescente do futebol nordestino


Além da possibilidade de Bahia e Fortaleza garantirem duas equipes no G-10, existe também a expectativa de que o Brasileirão 2025 conte com cinco clubes nordestinos, algo inédito. Para que isso aconteça, o Vitória precisa se manter na Série A e o Sport e Ceará devem conquistar o acesso da Série B, onde atualmente brigam por uma vaga no G-4.


Até hoje, o máximo de clubes da região em uma edição de pontos corridos foi quatro, nas temporadas de 2018 e 2021.


### A representatividade nordestina no futebol


Apesar do sucesso crescente de alguns clubes, a representatividade dos nordestinos nos elencos da Série A ainda está aquém do esperado. Segundo dados recentes, apenas 16,5% dos jogadores da Série A são da região, número que está bem abaixo da proporção populacional, já que o Nordeste abriga cerca de 26,9% da população brasileira.


Zé Hugo, atacante do Vitória, comentou sobre as dificuldades enfrentadas pelos jovens nordestinos no futebol: "Faltam oportunidades. Muitos talentos acabam desistindo por não terem o suporte necessário para seguir na carreira."


O Dia do Nordestino


A data homenageia Catulo da Paixão Cearense, poeta e compositor maranhense, nascido em 8 de outubro de 1863. Sua obra mais famosa, "Luar do Sertão", é um marco da cultura brasileira e foi eternizada na voz de Luiz Gonzaga.


Com clubes como Bahia e Fortaleza em evidência, o futebol nordestino segue em ascensão, conquistando espaço e desafiando expectativas na elite do esporte brasileiro.

Comments


bottom of page